-
Arquitetos: MBBR Arquitetos
- Área: 318 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Jefferson Ohara
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Castelatto, Deca, Microsoft Office, Neo Rex, Portinari, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Porto Rico tem se caracterizado por uma vocação turística, o município conta com 28 Km de margem do Rio Paraná, sendo um destino bastante procurado para férias e lazer nos fins de semana de toda a região do noroeste paranaense. Nesse contexto, o lote está inserido num condomínio horizontal, trata-se de uma residência de lazer para um casal de idosos receberem os familiares.
O ponto de partida foi entender a topografia existente e tirar proveito das potencialidades do sítio em questão. A rua conecta dois patamares, meio-nível para baixo (-1,50m) temos a garagem de veículo e barco; meio-nível acima (+1,50m) temos o restante do programa, esta ação projetual se mostrou interessante para um melhor aproveitamento das áreas livres de abrigo – jardim e piscina. O limite de divisa lateral é incorporado ao projeto através de duas empenas, adquirindo um novo olhar sobre os acessos da rua, sendo a escada (serviços) e rampa visando acessibilidade (entrada social). Sobre as empenas “pousa” a cobertura do volume social, uma laje de concreto sustentada por um conjunto de vigas protendidas invertidas e em formato “H”, formando uma planta livre de pilares e integrando estar, jantar e cozinha.
Vale destacar que as paredes externas da área social não encostam na laje, onde se tem uma janela fita que percorre toda a extensão da edificação frontal. Há painéis de correr em marcenaria que possibilitam a integração ou separação dos ambientes. O espaço coletivo está totalmente conectado ao pátio central, piscina e jardins, levando ao limite do que é interno e externo.
A circulação foi pensada para gozar das vistas do pátio, evitando clausura, ora tem se o fechamento em vidro com possibilidade de plena abertura e na circulação íntima optamos por elemento vazado em concreto aparente. A passagem entre a área social e íntima é através de uma circulação que possui os acessos funcionais da casa, lavabo, área de serviço, depósito e despensa. O volume “íntimo” é mais resguardado e as aberturas dos quartos voltadas para o jardim na divisa de fundos, como devem ser os ambientes de repouso.